Você já ouviu falar em Mundo BANI?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Transição do mundo VUCA para BANI

Mundo Vuca x Bani

O mundo vem mudando de uma maneira muito célere e complexa, principalmente diante das inúmeras crises que assolam a sociedade. Após a quarta revolução industrial (indústria 4.0), chegamos em um período pós-pandêmico que acabou por também alterar de certa forma nosso estilo de vida e nossa percepção do cenário em que vivemos.

A humanidade passa inevitavelmente por esses ciclos de quebras de paradigmas, de tempos em tempos. Por exemplo, no período Pós-Guerra Fria, durante a Guerra do Golfo, surgiu o termo VUCA, em meados da década de 90 no ambiente militar, mas só foi incorporado ao vocabulário corporativo e popular recentemente.

O termo VUCA surgiu para tentar entender qual era o momento que estávamos passando, em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (acrônimo com palavras da língua inglesa para VUCA: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity).

E quando falamos ainda sobre a velocidade da evolução que estamos percebendo, em 2021 já começamos a explorar outro termo, o mundo BANI, também quando passamos por outra crise sanitária e humanitária de proporções globais.

O conceito de Mundo BANI foi criado no ano de 2018 pelo autor futurista e antropólogo norte-americano Jamais Cascio, após observar que o Mundo VUCA tinha ficado obsoleto e não se aplicava mais à realidade de um mundo tão acelerado quanto o nosso atual, o que foi chamado de Era do Caos.

O termo BANI significa Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).

O Mundo BANI

Vamos tentar explicar melhor cada um desses pontos do acrônimo BANI:

Brittle (Frágil): um mundo sem raízes sólidas, onde tudo pode mudar rapidamente. Um vírus pode se espalhar pelo mundo, um concorrente muda as regras do jogo, os empregos não trazem mais segurança e transições de carreira se tornam mais comuns.

Anxious (Ansioso): a ansiedade é um dos grandes males desses novos tempos e que gera muitas doenças. Vivemos sempre no limite, tendo que tomar decisões com grande senso de urgência.

Nonlinear (Não-linear): o distanciamento social nos deixou com a sensação de estarmos em um mundo com eventos desconectados e desproporcionais. O velho sistema de causa e efeito deu lugar a uma aceleração dos acontecimentos, onde vivemos altos e baixos sem podermos fazer planos a longo prazo, devendo nos adaptar às circunstâncias.

Incomprehensible (Incompreensível): um mundo que não compreendemos por causa da sobrecarga de informações. Embora tenhamos muitos dados, as coisas não fazem sentido ou têm lógica. Buscamos ter mais controle, mas isso é uma ilusão, pois nossa capacidade cognitiva não é capaz de lidar com o aumento do número de informações.

Mundo Vuca x Bani

 

Mundo BANI X Mundo VUCA

 

Existe sim um paralelo entre o Mundo BANI e o Mundo VUCA, na medida em que a (r)evolução tecnológica aumenta o grau das dificuldades e nos cobra uma mudança de atitude e o desenvolvimento de velhas e novas competências.

Devemos direcionar nossa vida pessoal e profissional, pensando em como resolver problemas e gerar oportunidades.

Talvez esses conceitos ainda não tenham feito a gente entender realmente o momento global que estamos vivemos, mas precisamos adotar uma nova mentalidade.

 

Seguem algumas dicas finais para reflexão:

  • A fragilidade existe, porém, podemos fortalecer nossa resiliência, sem perder nossa essência.
  • Devemos canalizar a ansiedade, pois ela é uma forma natural que faz a gente se preparar para as situações e nos impulsiona para a ação.
  • É importante pensar sempre no contexto em que estamos e tentar agir de modo flexível para nos adaptarmos às situações e novos aprendizados.
  • E para lidar com o que é incompreensível, podemos utilizar mais a intuição.

 

Por fim, queremos mostrar que o autodesenvolvimento é um caminho sem volta para quem se engaja nesse projeto chamado vida.

Queremos aproveitar e recomendar nossos cursos, pois são caminhos interessantes para desenvolver nossas skills tecnológicas e comportamentais, frente ao novo mundo de possibilidades que começa a nascer agora.

Aqui na T.EX, cuidamos para preparar os profissionais não só para o mercado de trabalho, mas também para os novos desafios desse mundo BANI.

Acompanhem os artigos  do nosso Blog, nossa LinkedIn page da T.EX e também nosso Instagram.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também...