12 possíveis áreas de atuação em TI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Carreiras em Tecnologia

 

Um dos principais motivos pelos quais a área de TI se tornou atrativa para muitas pessoas é porque a transformação digital ganhou o mercado de trabalho, seja por causa da computação em nuvem, dos sistemas integrados de gestão, ou de tantas outras soluções tecnológicas demandadas pelas empresas.

 

Perfil estratégico

12 principais carreiras em TI

E as organizações buscam preparar as pessoas para lidarem com essa integração da tecnologia em quase todas as áreas da empresa, visando melhorar a qualidade e a eficiência dos seus processos, minimizando falhas e aumentando sua rentabilidade.

 

Nesse sentido, tais cargos se tornam cada vez mais estratégicos dentro da estrutura de uma companhia, seja de forma preventiva evitando os problemas, corretiva ao reparar as falhas, qualitativa otimizando os recursos de seu ecossistema e quantitativa em relação à performance e resultados.

Muitas pessoas têm pesquisado sobre as possibilidades de atuação, tanto os profissionais que já trabalham nessa área e querem se atualizar, quanto aqueles que buscam transitar para esse universo. Os profissionais são atraídos por causa do aquecimento do mercado, da valorização dos profissionais e do retorno financeiro.

 

Mercado aquecido

O mercado está aquecido, o volume de vagas aumentou e as recolocações continuam “a pleno vapor”. As empresas, no entanto, cada vez mais buscam profissionais especializados, completos, atualizados e com as competências necessárias para se adaptarem aos desafios. Isso tem gerado uma dificuldade maior para os recrutadores conseguirem preencher suas vagas.

Os desafios dessa carreira começam na dedicação aos estudos e no planejamento que os profissionais fazem para se capacitar de forma técnica e comportamental. Quanto mais qualificado você for e se mostrar diferenciais competitivos, certamente suas chances aumentarão.

Áreas de TI

Quais as principais áreas de TI?

A seguir você vai descobrir o que fazem cada um dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação em tecnologia da informação, quais os assuntos estudados e como está o mercado de trabalho para cada uma delas. Em outro artigo, vamos trazer algumas fontes para também mostrarmos uma estimativa de salários que esses profissionais costumam ganhar.

1 – Segurança da Informação

O profissional dessa área trabalha para garantir a confiabilidade, a integridade e a disponibilidade dos dados que circulam em uma infraestrutura ou de rede, implementando e monitorando processos, políticas e práticas.

Requer conhecimentos em sistemas de segurança cibernética (firewall, antivírus, anti-malware etc.) e computação em nuvem, além de linguagens de programação e arquitetura da informação.

Atualmente é uma das maiores preocupações e demandas. Desde as discussões que ajudaram a criar as leis para proteção de dados (LGPD), as empresas passaram a procurar e valorizar profissionais especializados, a fim de proteger seus sistemas e os dados dos usuários.

2 – Ciências de Dados

O Cientista de Dados trabalha com a organização e o processamento de informações estratégicas. Com conhecimentos em estatística e análise preditiva, ele consegue obter insights a partir de inúmeros dados, que podem dar uma visão mais robusta sobre o mercado para a companhia.

Ciência de dados é uma área multidisciplinar, que exige diferentes conhecimentos. É importante estudar matemática, estatística, programação, mas também dominar aspectos de gestão e estratégia, a fim de desenvolver a visão de negócios. Inteligência artificial e Learning Machine também são assuntos essenciais, que estão cada vez mais em alta.

O mercado em ciência de dados está aquecido, já que as empresas querem contar com profissionais que saibam extrair inteligência da infinidade de dados disponíveis.

3 – Suporte Técnico

Esses profissionais são responsáveis por atender chamados de usuários que têm dúvidas ou problemas para resolver, à medida que usam as soluções tecnológicas da empresa. É sua responsabilidade também fazer visitas técnicas para implementar sistemas, fazer as configurações e treinar equipes para o seu uso.

A área de suporte técnico requer conhecimentos em hardwares e softwares que a empresa desenvolver. Ela requer profissionais bastante atentos e dispostos, que saibam lidar com pessoas, para que possam identificar erros com clareza e solucioná-los com agilidade e precisão.

Empresas que oferecem soluções tecnológicas precisam resolver as solicitações dos usuários para conquistar a sua satisfação e mitigar as falhas de desenvolvimento. Elas podem ter uma equipe interna ou contratar empresas terceirizadas, nas quais você também pode trabalhar.

4 – Desenvolvimento de Software

Esse profissional é responsável por planejar, programar e testar aplicações, bem como conduzir os projetos de desenvolvimento. Podem criar sites, blogs, aplicativos, ferramentas, jogos, entre outros tipos de software.

No desenvolvimento web, você deve saber programar, realizar testes e fazer a manutenção das aplicações. Para isso, é preciso estudar as linguagens de programação (front-end, back-end, mobile, desktop, games etc.), dominar os frameworks de desenvolvimento e saber trabalhar com metodologias ágeis, cada vez mais usadas.

O mercado em desenvolvimento de software se tornou aquecido nas últimas décadas, com o crescimento da economia digital. A tendência é que continue crescendo, já que as demandas das empresas por softwares diversos é cada vez maior. Mas, para se destacar no mercado, pode ser interessante buscar uma especialidade.

5 – Gestão de Qualidade de Software

A pessoa gestora da qualidade de software é responsável por definir uma rotina de verificações e testes para identificar bugs, vulnerabilidades de segurança e qualquer funcionalidade ineficiente, que não esteja dentro dos requisitos definidos pela documentação do projeto.

Para trabalhar com qualidade de software, é preciso estudar as linguagens de programação, a fim de avaliar a sua funcionalidade nos sistemas. É importante também dominar diferentes modelos de testes, muitas vezes com o uso de automação, além de aplicar o desenvolvimento orientado a testes.

Profissionais de qualidade de software são bastante requisitados e valorizados no mercado atual, já que as empresas estão focadas em oferecer a melhor experiência aos usuários das suas aplicações.

6 – Administração de Redes

A infraestrutura de rede é uma das mais importantes áreas para as atividades do dia a dia de qualquer empresa, como comunicações e gestão de dados corporativos. Cabe às pessoas administradoras de redes identificar problemas, otimizar configurações e aplicar mecanismos de gestão da infraestrutura.

É preciso ter conhecimentos em redes de computadores e segurança da informação, para garantir a eficiência da infraestrutura e a proteção dos dados que circulam por ela. É preciso também dominar o funcionamento dos equipamentos e softwares com os quais trabalha.

O mercado de trabalho na área de administração de redes é bem consolidado. Desde que os computadores e a internet passaram a fazer parte da rotina das empresas, elas precisam de pessoas capacitadas para manter a eficiência dessa estrutura, a fim de evitar prejuízos com a indisponibilidade dos sistemas e com a falta de segurança dos dados.

7 – Cloud Computing (Computação em Nuvem)

Profissionais de cloud computing são responsáveis pela infraestrutura e segurança de sistemas baseados na nuvem. Eles podem trabalhar na manutenção de servidores cloud ou no desenvolvimento de softwares hospedados nesses servidores.

Quem deseja atuar na área de cloud computing deve ter conhecimentos em linguagens de programação e segurança da informação para desenvolver softwares baseados na nuvem. É importante também dominar os provedores de nuvem púbica (AWS, Azure, Google Cloud), soluções multicloud e High Performance Computing (HPC).

Cada vez mais softwares são baseados na nuvem e requerem profissionais que saibam desenvolvê-los, além de servidores robustos e seguros para hospedá-los. Por isso, o mercado de trabalho em cloud computing, que já está bastante aquecido, tende a ser ainda mais valorizado.

8 – Administração de banco de dados

Bancos de dados são conjuntos de informações organizadas e estruturadas, que se conectam com as interfaces de sites, aplicativos e softwares para fornecer os dados requisitados pelos usuários. Esse profissional trabalha com essa infraestrutura para manter os dados íntegros, seguros, disponíveis e acessíveis às aplicações.

Bancos de dados são controlados por um sistema de gerenciamento de bancos de dados (DBMS) e são escritos e lidos por uma linguagem de consulta estruturada (SQL). Esses são os principais conhecimentos em administração de bancos de dados. Mas também é importante estudar lógica de programação, segurança da informação, big data e business intelligence.

O mercado de trabalho em administração de bancos de dados já é consolidado, já que eles estão por trás de diversas aplicações que usamos atualmente, mas tende a crescer ainda mais, tendo em vista a importância cada vez maior de profissionais que garantam a segurança, a integridade e a eficiência dos dados para as organizações.

9 – Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

Aprendizado de máquina se refere a uma série de modelos e algoritmos de inteligência artificial que fazem as máquinas realizarem tarefas e aprenderem continuamente por meio dos dados. Os profissionais de machine learning são responsáveis por desenvolver esses programas e garantir a eficiência desses sistemas.

Envolve conhecimentos profundos em linguagens de programação, especialmente em Python, muito utilizada nesse tipo de aplicação. É preciso também dominar a ciência de dados e ferramentas de automação.

Aprendizado de máquina é uma das frentes que mais recebe investimentos das empresas no setor de tecnologia atualmente. Profissionais de machine learning são altamente valorizados, já que sabem lidar com as tecnologias mais avançadas de desenvolvimento.

10 – ERP (Sistema Integrado de Gestão)

ERP é a sigla para planejamento de recursos empresariais (Enterprise Resource Planning). Refere-se ao sistema integrado de gestão empresarial, que engloba diversas áreas de negócio. Esse profissional é responsável por fazer a implementação desses sistemas, levantar requisitos, mapear processos, monitorar o desempenho, entre outras tarefas.

Um profissional de ERP deve saber sobre processos empresariais, já que deve realizar a integração entre eles. Além disso, é importante ter conhecimentos em infraestrutura, redes de computadores, bancos de dados e linguagens de programação, que ajudam a aproveitar todo o potencial do ERP.

Esse mercado de trabalho é bastante aquecido, com diversas oportunidades bem remuneradas. As empresas desejam otimizar o uso dos seus recursos e aumentar a eficiência da sua equipe. Por isso, valorizam profissionais que saibam explorar o melhor dos sistemas ERP.

11 – DevOps

O DevOps é responsável por promover o alinhamento e a integração entre os times de desenvolvimento, a fim de otimizar a execução das estratégias de tecnologia da informação e buscar uma melhor performance. Esse profissional deve orientar as equipes, definir planos de desenvolvimento, integrar dados, automatizar tarefas, entre outras responsabilidades.

Para trabalhar como DevOps, o profissional deve saber sobre metodologias ágeis, gestão de processos e ferramentas de produtividade, além de noções de programação para orientar e liderar as equipes nas operações de desenvolvimento.

DevOps ainda é uma posição relativamente nova nas organizações. Mas as empresas e startups de tecnologia têm investido cada vez mais nesses profissionais, em busca de maior efetividade nas operações de programação e desenvolvimento.

 

12 – Sistemas de Informação

O profissional de sistemas da informação é responsável por desenvolver soluções para necessidades específicas das organizações por meio de sistemas informatizados. Esse profissional vai além da programação de softwares e atua desde o planejamento até a execução dos projetos.

Na área de sistemas da informação, é importante conhecer as linguagens de programação, bancos de dados, engenharia de softwares, cálculo e estatística, além de saber gerenciar projetos na área. Conhecimentos em big data, BI e inteligência artificial também são essenciais para quem quer se projetar para o futuro.

O mercado de trabalho para o profissional de sistemas da informação é bastante amplo. É possível atuar em empresas dos mais diversos setores, como indústrias, serviços, instituições bancárias, poder público, entre outros.

 

Nós da T.EX  esperamos que você tenha conseguido enxergar um panorama das principais áreas de atuação dentro do universo de tecnologia. Nosso Intensivo de Carreira TECH, certamente vai te ajudar a aprofundar esse entendimento. Vem com a gente, pois aqui você aprende, faz e acontece!

Continuem acompanhando nossos artigos e interajam com a LinkedIn page da T.EX.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também...