Perfil do LinKedIn: invista no seu!

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É importante ter um perfil no LinkedIn?

Perfil do LinkedIn

Nesse artigo vamos trazer para vocês as bases para construir um ótimo perfil no LinkedIn. Invista nessa ferramenta, pois certamente ela vai te apoiar no processo de encontrar uma vaga de emprego, de valorizar seu perfil profissional, de buscar seu encarreiramento ou de fazer uma transição de carreira.

Já respondendo a pergunta inicial, vamos falar sobre a importância da rede e te ajudar passo-a-passo a como deixar seu perfil alinhado ao currículo e também como extrair dessa ferramenta o máximo para se destacar. Vale a pena também acompanhar o perfil de nosso especialista de carreira da T.EX, Elton Daniel Leme, para construir seu próprio perfil.

O LinkedIn é sim uma excelente ferramenta, com muitos recursos e vários detalhes importantes que não podemos ignorar.

Vamos te explicar nesse primeiro momento o que é essencial na construção do perfil e depois que você tiver concluído essas dicas e feito as alterações necessárias, não se esqueça de movimentar seu perfil em busca de oportunidades e vagas. Então, vamos lá!

 

Linkedin

 

Primeiros passos

Queremos reforçar a importância de ter um perfil completo e carregado de palavras-chave. Vamos mostrar para você algumas seções importantes do seu perfil, desde a introdução.

Falaremos sobre como destacar elementos e como valorizar o resumo do seu perfil. Vamos abordar as seções sobre suas experiências profissionais, voluntariado, formações, licenças, certificados e cursos.
Queremos te mostrar os campos mais estratégicos, como organizar suas competências e como funciona seu algoritmo de busca. Você vai saber como se destacar, por meio dos seus projetos, conquistas, realizações e recomendações.

Além disso, queremos te mostrar os campos adicionais que podem ser inseridos e que certamente vão fazer a diferença.

E  por fim, deve entender que você é como um produto na rede e que a plataforma te avalia por meio de uma nota (SSI) que pode ser aumentada se você seguir minhas dicas. Em pouco tempo você vai constatar os resultados.

Complete seu Perfil

Você já tem sua conta na plataforma? Se não tem, pode correr e já cadastrar uma conta Gratuita. Não recomendamos que logo de cara você pague por outras versões do Linkedin e você vai entender o porquê. Para começar a versão grátis já vai te ajudar muito e pode resolver seus problemas.

Recomendamos que você complete ao máximo todas seções, pois esse é um dos segredos que muitos ignoram. Um perfil Campeão é aquele com certos campos básicos preenchidos, o que já vai te trazer 24x mais visualizações a mais do que aqueles que não fazem esse simples preenchimento.

Para completar todas as seções, basta você visualizar seu perfil e logo abaixo da sua foto clicar no botão adicionar seção do perfil. Todas as informações e campos que forem possíveis você deve adicionar nesse primeiro momento.

 

Além desses campos básicos que eu mencionei, quanto mais campos e seções você adicionar, isso vai te destacar entre outros perfis que estiverem incompletos e te deixar próximo de um perfil All Star, ou seja, 100% completo.

Depois que você deixar seu perfil completo, pode até contratar se quiser um plano Premium, para ter ainda mais destaque e usufruir de alguns benefícios, como acesso a cursos, mensagens diretas, estatísticas sobre vagas, candidatos e empresas, além de ter acesso irrestrito aos perfis e fazer muito mais convites de conexão.

Todas dicas aqui são importantes, porque queremos que você ganhe visibilidade, seja encontrado com facilidade e chame a atenção de quem estiver buscando profissionais como você.

Existe também o LinkedIn Recruiter, que grandes empresas costumam usar para encontrar profissionais de maneira assertiva. Nessa versão existem muito mais filtros de busca e ferramentas para a gestão dos processos seletivos.

Então, se você fizer a sua parte, vai ser encontrado. Se você não cuidar e caprichar no seu perfil, não vai ser encontrado mesmo com essas ferramentas mais potentes.

Palavras-Chave

Antes de falar sobre cada parte do seu perfil, quero trazer um conceito para vocês que é decisivo para seu sucesso e que são as palavras-chave. Parece fácil, mas requer atenção. O LinkedIn, assim como outras plataformas conhecidas, utiliza um mecanismo de busca que é comandado por um algoritmo em sua linguagem de programação.

Se você completou todas as seções possíveis, depois disso deve entrar em cada um desses blocos de informação e acrescentar as informações disponíveis, pensando sempre em trazer as palavras-chave ligadas ao perfil.

No primeiro bloco do perfil que é a introdução é possível você já inserir seu nome e título, além de outros elementos, mas quero que preste atenção, pois esse é um campo onde no título você precisa pensar nas palavras-chave mais importantes. Esse é um campo, dentre outros, que o algoritmo vai valorizar mais quando os recrutadores fizerem a pesquisa.

Vou mostrar quais são esses campos, mas aproveite todos os campos possíveis para distribuir e carregar ao máximo com informações e palavras-chave.

Introdução

Nesse primeiro bloco do seu perfil temos um exemplo perfeito de como precisamos cuidar de todos os detalhes. Assim como em outras seções, existe o botão para edição das informações. Aqui você pode acrescentar seu nome, título, gênero, localidade, telefone, e-mail etc.

Você pode escolher um setor de atuação como Tecnologia da Informação e isso pode ser um filtro ou critério na busca dos recrutadores.

Além disso, nesse mesmo lugar, também é possível demonstrar que você está buscando emprego ou prestando serviço. Viu como é bem completo o LinkedIn? Uma boa oportunidade para “vender seu peixe”. Se o CV é seu cartão de visitas, seu LinkedIn é um Outdoor.

Em destaque

Uma seção do LinkedIn muito interessante é o campo em Destaque. Assim como em outros campos, podemos anexar aqui links, arquivos, mídias, vídeos. Você pode deixar em destaque um certificado importante, um link de um projeto que se orgulha, entre outras coisas. Você pode destacar aqui uma publicação ou artigo que você tenha publicado.

Sobre

O campo Sobre cabem 2600 caracteres. Então aqui é uma boa vitrine para você vender seu perfil. Você pode aproveitar seu resumo de qualificações do currículo, podendo explorá-lo ainda mais, carregando com outras palavras-chave e deixando o texto um pouco mais informal.

A ideia do LinkedIn é ser uma rede social para aproximar as pessoas, gerar engajamento e interagir. Minha dica é que tente ser simpático e empático!

Como você pode observar, no resumo aparecem as primeiras linhas e a pessoa precisa clicar em ver mais para ler o restante. Seja criativo e verdadeiro para chamar a atenção das pessoas. A ideia do seu perfil é que as pessoas possam navegar por ele para te conhecer melhor, não é mesmo?

Experiências

Nesse campo é possível você trazer as suas experiências profissionais, semelhante ao trabalho que fizemos no CV. Portanto, CV e Linkedin devem se conversar e as informações devem estar alinhadas. Pense que o recrutador após ver seu currículo pode ficar curioso e que se encontrar informações diferentes pode achar estranho.
Aqui nessa seção também cabe bastante texto e você pode trazer ainda mais termos, expressões e palavras-chave. Também é possível anexar outros elementos. Perceba que seu perfil vai ficando cada vez mais forte!

Formação

Essa seção você pode escolher os cursos mais formais e importantes da sua formação acadêmica. Geralmente são os cursos de maior carga horária, tias como Tecnólogos, Graduações, Pós-graduações, Mestrados, Doutorados, Especializações, MBAs.

No campo licenças e Certificados, você pode também inserir outros cursos relevantes, mas de menor expressão ou carga horária. Nesses tempos pós-pandêmicos que vivemos, muita gente aproveitou as dificuldades para investir em cursos e no autodesenvolvimento.

Também existe um campo adicional chamado de Cursos, que está naquele botão que mencionei com vocês (adicionar seção do perfil). Aqui você pode elencar uma série de cursos, conhecimentos técnicos, palestras, workshops. Isso tudo vai deixar seu perfil mais encorpado e carregado de outras palavras-chave que ajudarão a rastrear seu perfil.

Competências

Esse é um daqueles campos que falei com vocês que o algoritmo de busca do Linkedin vai procurar em primeiro lugar, principalmente quando você se candidatar a uma vaga, pois essa varredura vai fazer um match com os perfis. Tente pesquisar algumas vagas para entender quais as competências mais importantes no descritivo.
Nessa seção é possível cadastrar até 50 competências, sendo que as pessoas que fazem parte da sua rede podem endossar essas competências e você também pode acessar outros perfis e fazer o mesmo.

Recomendações

A seção de recomendações é bastante interessante, pois as outras pessoas podem fazer um testemunho sobre seu trabalho, sejam elas seus superiores, colegas ou liderados. É uma forma de demonstrar sua reputação e trazer por meio de outras pessoas algumas características marcantes suas.

Você pode pedir recomendações ou recomendar alguém e isso deve ser uma troca verdadeira. Procure trazer algo que realmente seja um diferencial no perfil da outra pessoa e ao pedir uma recomendação deixe que seja algo espontâneo. Quando somos autênticos no nosso perfil isso traz mais credibilidade.

Campos adicionais

 

Todos os campos adicionais que conseguir adicionar podem fazer diferença no seu perfil. Alguns deles podem multiplicar sua visibilidade. Então, o que pode parecer um detalhe insignificante, no final pode contribuir para que você tenha alguma vantagem. Existem campos para você inserir sua proficiência em idiomas, projetos que participou, organizações que você está afiliado, publicações acadêmicas ou de trabalho, atuações enquanto voluntário, causa que você apoia, reconhecimentos e prêmios que recebeu etc.

Configurações

 

Depois de ter feito todos esses ajustes que eu sugeri, peço que também acesse as configurações do seu perfil para checar se todos os pontos estão deixando seu perfil mais visível e aberto para o público. Claro que você pode configurar sua privacidade e os dados que quer compartilhar.

 

Você já ouviu falar sobre o SSI?

Provavelmente, se você utiliza o LinkedIn com seu propósito original de cultivar relações profissionais ou gerar negócios e oportunidades, talvez tenha ouvido sobre essa ferramenta: O Social Selling Index (SSI) – Índice de Vendas Sociais.

Trata-se de um indicador criado pelo próprio LinkedIn e que avalia, através de 4 categorias, o desempenho dos usuários em se “vender”.

 

Mas, de fato, qual é importância de se ter um SSI alto?

  • Quanto maior for a sua pontuação, maiores são as chances de ser visto pelas empresas através do mecanismo de busca.
  • Quanto mais o usuário é visto, maiores são as chances de seu produto ou serviço ser contratado. (Lembrando que você, enquanto profissional, é também um produto).
  • Quanto maior o (SSI), maior o número de Leads e maiores possibilidades de negócios.

 

No final desse artigo, deixarei o link para que vocês saibam sua pontuação.

 

Afinal, quais são esses pilares avaliados pelo LinkedIn?

  1. Estabeleça A Sua Marca Profissional
  • Mantenha seu perfil 100% completo, o LinkedIn normalmente te instrui aos ajustes necessários;
  • Publique conteúdos relevantes que engajem o seu público e te apresente como autoridade. Artigos são importantes para isso;
  • Busque ser endossado por pessoas referências em sua área de atuação e endosse as competências de suas conexões;
  • Além de endossar, busque recomendações escritas.
  1. Localize As Pessoas Certas
  • As pessoas normalmente acham que quanto mais conexões têm, maior será o seu (SSI), isso quase nunca é verdade, filtre bem as suas conexões de acordo com seus objetivos;
  • Seja seletivo na busca, procure pessoas que possam ser facilitadores de oportunidade, como clientes em potencial, tenha foco;
  • O LinkedIn sempre lhe notifica algumas visitas recentes em seu perfil. Aproveite para tirar vantagem disso.
  1. Interaja Oferecendo Insights
  • Não seja o antissocial do LinkedIn, assim como no Facebook e no Instagram esta é uma ferramenta em que podemos sempre interagir com algum conteúdo que julgamos interessante.
  • (Inclusive se você leu este artigo até este momento, pode comentar e compartilhá-lo com sua rede)
  • E, claro, que se você busca um alto engajamento, é necessário que compartilhe informações relevantes que sejam úteis ao dia a dia de suas conexões.
  1. Cultive Relacionamentos
  • Interaja com líderes, especialistas e tomadores de decisão;
  • Faça convites personalizados, pois não queremos apenas números em nossa rede, não é mesmo?
  • Sempre que for aceito ou aceitar alguém, crie uma pequena mensagem de boas-vindas. Tenho feito isso e os resultados têm sido positivos!

Tenho certeza de que essas boas práticas irão alavancar seus resultados! Quem não é visto não é lembrado…

(Clique nesse link para você acompanhar sua pontuação do SSI)

 

Aqui na T.EX  queremos estimular o uso das mídias sociais com responsabilidade e para valorizar o perfil de nossos alunos. Vem com a gente, pois aqui você aprende, faz e acontece! Continuem acompanhando nossos artigos e interajam com a LinkedIn page da T.EX.

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